quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Limpar Pontos Desnecessários – “Clean”

Descrevemos nesse artigo uma funcionalidade nova que estará incluída no lançamento da versão 4 do iMapIt, para ilustrá-la e trazer um maior entendimento sobre seu uso.

O “Clean” é uma maneira rápida de “limpar” uma medição para um mapeamento quando coletamos uma grande quantidade de pontos e, não necessariamente, precisaríamos de todos aqueles pontos coletados.

Observe, por exemplo, a medição apresentada na imagem abaixo, de uma área aproximadamente retangular, onde coletamos uma coordenada para cada um dos pequenos pontos azuis destacados.


Note que existem vários pontos que aparentemente formam uma mesma reta. No caso do exemplo são apenas alguns poucos pontos. Mas imaginem medições com centenas ou até milhares de pontos e onde muitos deles poderiam ser retirados sem o prejuízo do contorno da área. Economizaríamos muito espaço não só nos nossos equipamentos, iPhones e iPads, como também tempo de transferência e processamento posterior se fossemos levar essas medições para outros softwares.

E se conseguíssemos uma forma rápida de remover esses “pontos desnecessários”, obtendo uma medição, com o mesmo contorno e com menos pontos, conforme ilustra a figura a seguir?


Esse é o objetivo da nova função chamada “Limpar Pontos Desnecessários”. Na versão 4 do iMapIt ela aparecerá dentre as muitas outras novas funções disponíveis para tratamento de uma feição.


E como essa nova função funciona?

Sua configuração:

Nessa nova versão, foi introduzida uma nova opção de coleta de coordenadas de forma automática, que coleta um novo ponto a cada mudança de direção no seu deslocamento. Esse tipo de coleta automática por alteração na direção introduziu um novo parâmetro: um ângulo de inclinação. Este ângulo define qual o limite que o iMapIt pode aceitar entre o segmento de reta anterior e o novo em que você está caminhando, sem que seja coletada uma nova coordenada. Quando esse ângulo é ultrapassado é coletada uma nova coordenada.

Esse ângulo é definido na tela de configurações e pode ser alterado a qualquer momento conforme sua necessidade. A imagem abaixo apresenta essa nova funcionalidade na tela de configurações.


A função “Clean” usa esse mesmo ângulo para fazer seu trabalho. Acima vemos o ângulo padrão que vem definido inicialmente: 1o 30’ 0” (um grau e trinta minutos) de inclinação.

Sua lógica:

Note que cada feição é formada por uma sequência de pontos. Quando a feição é do tipo “Ponto”, os pontos coletados são apresentados individualmente. Quando a feição é do tipo “Linha”, os pontos são concatenados na sequência em que foram coletados, de modo que formem uma linha. E finalmente quando a feição é do tipo “Polígono”, da mesma forma que o tipo “Linha”, os pontos são concatenados na sequência em que foram coletados, de modo que formem uma linha, porém o último ponto é automaticamente unido ao primeiro para que esta forma passe a ser um polígono fechado, que define uma área.

Note também que para os tipos de feição “Linha” e “Polígono” cada linha que forma seu contorno é formado uma sequência de segmentos de reta. Cada reta formada por dois pontos consecutivos. Esses segmentos de reta formam ângulos entre si, conforme a figura abaixo.

A função “Clean” elimina os pontos que estiverem entre duas retas que formarem um ângulo menor que 1o 30’, ou outro ângulo que estiver definido. Assim a feição passará a ter menos pontos para representar uma forma muito semelhante a anterior.


Antes do "Clean"

Depois do "Clean"

Esta função não altera sua feição original. Ela cria uma nova feição onde os “pontos desnecessários” foram eliminados. Se você estiver satisfeito com o resultado e não precisar mais da feição original você pode simplesmente apagá-la.




Nenhum comentário:

Postar um comentário