Informações gerais sobre a tela do mapa.
Conceito geral
A estrutura do iMapIt organiza as informações coletadas da seguinte forma.
Projetos Medições Atributos e coordenadas das medições
As medições também são chamadas de feições.
Projeto é um conjunto de medições com um significado específico. Seu sítio, por exemplo. Nele você pode fazer uma série de medições como o caminho de chegada, o contorno da propriedade inteira, o contorno da casa, a linha da cerca que pretende construir, localização de árvores específicas que você encontrou, etc. Todos serão medidos para você. O contorno da propriedade ou da casa pode ser criado como um polígono fechado, e assim você terá sua área. O caminho de chegada pode ser criado como uma linha, e assim você terá seu comprimento. As árvores que você quer marcar podem ser coletadas como pontos, que podem ser grupos de pontos ou apenas um deles. Os polígonos, linhas e pontos podem ser diferenciados com preenchimentos, contornos, cores e tipos de pinos diferentes, para facilitar sua visualização.
Você poderá também exportar seu projeto. O projeto é exportado inteiro. Os formatos de arquivos são compatíveis com muitos softwares conhecidos e descritos mais à frente.
Conceitualmente o iMapIt usa o GPS do seu iPhone ou iPad para coletar a sua posição e salvar essa coordenada em uma feição. Esta é a única forma de se acrescentar pontos em uma feição: em campo. De preferência sem teto ou telhado. Um GPS usa a visibilidade de alguns satélites para localizar a sua posição. Quanto mais satélites estiverem visíveis, melhor a precisão das suas medições. No nosso blog existem artigos específicos sobre a precisão das medições com o iPhone.
A tela do mapa
Esta é a tela principal do iMapIt.
Ela é o ponto inicial de todos os controles do aplicativo.
Vamos descrever sucintamente a seguir a função de cada um dos botões.
Primeiro a parte de cima:
Cria um novo projeto;
Lista todos os projetos existentes e permite que você alterne a visualização entre eles;
A parte de baixo:
Dependendo do tamanho do seu dispositivo, a barra de botões é rolante, isto é, você pode rolar da direita para esquerda para ver os demais botões.
A função de cada um dos botões é a seguinte:
Clique nele para iniciar o procedimento de coleta de novas coordenadas.
Conjunto de botões de seleção do tipo de medição
Cada vez que você clicar em um deles você alterna o tipo de medição para o tipo seguinte, até que encontre o que você quer usar.
Medição manual – Uma coordenada será coletada quando você clicar no botão MapIt. E apenas quando clicar nele. O botão MapIt só aparece quando você iniciar a medição;
Medição Automática por Tempo – As coordenadas serão coletadas a cada intervalo de tempo, medido em segundos. Esse intervalo em segundos pode ser alterado na tela de configurações;
Medição Automática por Direção – Quando você está em movimento você pode estar caminhando em uma linha reta ou começar a fazer algumas pequenas alterações de direção. Existe um ângulo definido na tela de configurações que define o limite de tolerância que o iMapIt aguarda, da sua curva, para coletar uma coordenada nova. Inicialmente o ângulo definido é de 1o 30’ (um grau e trinta minutos, ou um grau e meio). Toda vez em que você mudar a direção do seu deslocamento em mais que 1o 30’ o iMapIt coletará uma nova coordenada;
As coletas automáticas foram criadas para que você possa coletar coordenadas enquanto você está em deslocamento, sem que seja necessário clicar no botão MapIt. Elas funcionam melhor enquanto você está em deslocamento. Caso você interrompa seu deslocamento sugerimos clicar no botão de Pausa para evitar que sejam coletadas coordenadas indesejadas. Mesmo enquanto estiver coletando coordenadas automaticamente o botão MapIt estará disponível para você coletar uma coordenada adicional, caso queira.
Conjunto de botões do tipo de feição
Estes botões definem que tipo, ou formato, de feição você vai coletar.
Cada vez que você clicar em um deles você alterna o tipo de feição para o tipo seguinte, até que encontre o que você quer usar.
Para coletar pontos isolados;
Para coletar linhas, ou pontos concatenados;
Para coletar áreas, ou polígonos fechados;
Conjunto de botões de orientação do mapa
Estes botões definem se o mapa estará estático ou girando para acompanhar o seu movimento.
Cada vez que você clicar em um deles você alterna a orientação do mapa para o tipo seguinte, ate que encontre o que você quer usar.
Mapa travado. O mapa estará sempre fixo, com seu topo orientado para o norte, a não ser que você gire-o com seus próprios dedos;
Mapa girante. O mapa sempre apontará para a direção em que você está se deslocando. Ele gira automaticamente.
Conjunto de botões do tipo de visualização do mapa
Estes botões definem se o mapa apresentado é esquemático, isto é, uma representação desenhada da disposição geográfica em volta de você, ou se são apresentadas fotos de satélite da sua região.
Cada vez que você clicar em um deles você alterna o formato de apresentação do mapa para o tipo seguinte, ate que encontre o que você quer usar.
Mapa esquemático;
Mapa com fotos de satélites;
Conjunto de botões de localização
Estes botões definem se você vai ver todas as suas medições de uma vez no mapa, ou se o mapa vai ficar centralizado onde você está posicionado.
Sua localização. A medida em que você se desloca sua localização é centralizada no mapa;
Apresentação de todas as medições coletadas.
Demais botões
Abre a tela que permite a alteração do nome do projeto e sua descrição;
Abre a tela que lista todas as medições já coletadas;
Abre o assistente de uso do iMapIt;
Apresenta no topo da tela do mapa suas coordenadas atuais e a precisão corrente;
Apresenta a tela de definição de categorias. Você pode criar novos preenchimentos, tipos e cores de linhas e pontos para usar nas suas medições;
Abre a tela que permite que você exporte seu projeto;
Abre a tela de configurações;
Abre a tela de ajuda;
Maiores informações
Se você precisar de mais informações você pode visitar o nosso blog onde encontrará artigos e vídeos diversos sobre o aplicativo.
https://imapitsupport-pt.blogspot.com
Ou pode enviar um email para:
Nenhum comentário:
Postar um comentário